sábado, 15 de outubro de 2011

BRASIL: POLÍTICOS LEVADOS NA BRINCADEIRA E HUMORISTAS LEVADOS A SÉRIO"


Depois de 20 anos de ditadura, e o fantasma da censura expulso do Brasil; nos deparamos em uma fase em que manifestações de proibe isso e aquilo, expecialmente a TV.
A começar pelo mercado publicitário, com dois exemplos recentes. Primeiro, um grupo (sei lá de que) pediu no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que fosse retirado do ar o comercial dos Pôneis Malditos, da Nissan. A alegação: um símbolo infantil não pode ser chamado de “maldito”...

Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República não gostou da campanha da Hope, na qual Gisele Bundchenaparece de calcinha e sutiã ensinando as mulheres a dar notícias aos maridos da “maneira certa”. A Ouvidoria da entidade afirma ter recebido muitas reclamações de indignação e pediu a suspensão do comercial. A alegação: a peça publicitária promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual e ignora os avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher.

Em ambos os casos, o Conar negou as suspensões.

No caso dos programas televisivos, a tal “onda conservadora” tem pegado no pé dos humorísticos. Tanto que nem o Zorra Total escapou. 

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo está exigindo que a Globo acabe com o Metrô Brasil, com Valéria (Rodrigo Sant’Anna) e Janete (Thalita Carauta). O pedido foi formalizado pela Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato. A alegação: o quadro é um incentivo ao assédio sexual, pois Janete costuma ser assediada sexualmente no vagão. “Banaliza, de forma sarcástica, a situação de violência a que estão expostas as milhares de usuárias de metrô todos os dias”.

Na Band, temos o amplamente divulgado afastamento de Rafinha Bastos do CQC por conta da piada que fez com Wanessa Camargo.

O comum nestes casos é a palavra “proibição”. Alguém se sente atingido por um comercial, quadro ou piada e se manifesta no sentido de censurar aquilo que lhe desagrada e ponto. Nem cabe discussão.

Como diz uma frase que se espalha na internet, ‎”o Brasil é o país onde políticos são levados na brincadeira e comediantes são levados a sério”.



Um comentário:

  1. E verdade em primeiro lugar o brasileiro precisa urgentimente acordar para vida e principalmente se alfabetizar no sentido de saber votar, pois em pleno seculo xxI as pessoas nao sabem o significado do titulo de eleitor e nem almenos votar nas esferas, FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.. Perguntinha: Quais sao as verdadeira funcoes de um PRESIDENTE, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, GOVERNADOR, DEPUTADO ESTADUAL, PREFEITO E VEREADOR?...

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